Manifesto!
Por um Brasil do Bem Viver, Antirracista e da Esperança.
Manifesto por Tamires Sampaio, Candidata a Deputada Federal pelo PT em São Paulo.
Tudo que bate é tambor
Todo tambor vem de lá
Se o coração é o senhor, tudo é África
Pois em prática, essa tática, matemática falou
Enquanto a terra não for livre, eu também não sou
Enquanto essa história de quem tá por vir, eu vou
Principia, Emicida
Viver no Brasil está cada vez mais caro. Com a comida a preços absurdos, podemos observar filas por ossos no açougue e a fome subiu para níveis de antes do governo Lula. Hoje, 125 milhões de pessoas, quase 60% da população, de maioria negra e das periferias, enfrentam algum grau de insegurança alimentar. Mais de 11,3 milhões de pessoas estão na fila do desemprego há mais de dois anos. A perspectiva para a juventude é de trabalho precário no presente e falta de horizonte para o futuro.
Sobreviver no Brasil está cada vez mais difícil. Os genocídios dos povos indígenas e da população negra, em marcha desde a colonização, ganham feições cada vez piores. Nas periferias, as balas miram a pele negra dentro de casa, a caminho da escola ou do trabalho. As mulheres estão sofrendo mais violência doméstica, ao mesmo tempo que trabalham cada vez mais, em jornadas duplas e triplas. Aumentam a violência e o suicídio de jovens LGBTQIAP+ e a exclusão social das pessoas com deficiência. Soma-se a isso uma série de ataques sistemáticos aos direitos dos trabalhadores que estão sendo promovidos desde o golpe de 2016, com as reformas da Previdência, trabalhista, bem como o teto de gastos.
No campo, nas florestas e à beira dos rios, crianças, mulheres, povos e territórios indígenas perdem a vida pela violência do garimpo, dos saqueadores e dos latifundiários. O trator passa, deixa em chamas a Amazônia e o Pantanal, transforma as águas em lodo e extermina a riqueza da diversidade biológica e cultural dos territórios originários e tradicionais. Os grandes projetos de desenvolvimento tem também como consequência a utilização do trabalho escravo e os conflitos pela posse da terra das comunidades quilombolas. Esse é o Brasil sob Bolsonaro. Um país do ódio, da violência, da intolerância e da exploração. Um projeto que coloca o Estado a serviço de matar e deixar morrer.
Seguimos em luta diária. Resistimos. Milhares de nós foram levados pela pandemia da Covid-19, mas, graças ao SUS, aos profissionais de saúde e à tradição da vacina no Brasil, sem esquecer a solidariedade de quem se organiza nos territórios e luta pela transformação social e pela vida, sobrevivemos. Apesar do negacionismo, do incentivo aos remédios sem eficácia e do atraso deliberado na vacinação, nosso sistema de saúde pública e universal nos deu a oportunidade de, hoje, olhar para o futuro e afirmar, com esperança, que um outro Brasil é possível – pautado não só em sobreviver, mas em viver plenamente. Diante desse cenário, apresentamos um projeto coletivo pelo Bem Viver, com a pré-candidatura de Tamires Sampaio a Deputada Federal, com Lula presidente do Brasil e Haddad governador de São Paulo.
Um projeto coletivo, antirracista e pelo Bem Viver
O fim da fome é urgente, com acesso a alimentos saudáveis e sem veneno para toda a população. Queremos o direito ao trabalho digno, com férias e aposentadoria. Queremos renda básica universal. Mas mais do que isso, queremos uma vida que não se limite a trabalhar: queremos tempo para viver, tempo para o acesso à cultura, esporte e lazer, para nos relacionar com quem amamos, para cuidar de nós e de nossa saúde física e mental. Queremos que seja possível viver de arte e cultura, e que o direito ao seu acesso seja garantido a todas as pessoas. Queremos a garantia dos direitos sexuais, reprodutivos, sociais e políticos das mulheres. Queremos uma educação livre, inclusiva e emancipadora, pública, laica, construída com a comunidade escolar.
O direito aos territórios originários e tradicionais, à terra e à moradia precisam ser garantidos. Também à ocupação dos espaços públicos, das ruas, das praças, dos parques, dos equipamentos culturais, das escolas, das universidades, sem sermos criminalizados por sermos negros e jovens ou assediadas por sermos mulheres e/ou LGBTQIAP+. Queremos uma vida em uma sociedade antiproibicionista, feminista, antirracista e livre da violência de todos os tipos, nos espaços privados e públicos, e o fim dos sistemas que as sustentam. A construção de uma sociedade segura para todos passa pelo entendimento de que a segurança se constrói a partir da garantia dos direitos. Assim, defendemos uma política de segurança cidadã, que tenha como base a democracia, a prevenção e o combate ao racismo.
Defendemos os direitos de preservação da natureza, porque o ambiente não é apenas meio, dele depende toda a vida. Dependemos de água potável, de ar sem poluição e de um solo saudável para sobreviver. É preciso enfrentar a crise climática que assola o mundo todo e que no Brasil se intensifica com o desmatamento, no envenenamento das águas e nos ataques à nossa biodiversidade. Abraçamos a ideia da transição ecológica que oriente a transformação das formas de produzir, que leve em conta os conhecimentos dos povos tradicionais, com baixo carbono, com mitigação do impacto socioambiental, direcionando a tecnologia para necessidades coletivas de concretização de direitos. Os quilombolas, as comunidades e povos originários e tradicionais, devem ter garantida a titulação de suas terras e o respeito às suas culturas, crenças e formas de organização. Queremos garantia, soberania e defesa da terra, do ar, das águas, da fauna e da flora.
Defendemos o projeto do Bem Viver, com respeito às vidas e aos ciclos dos ecossistemas, fundamentais para a sobrevivência da espécie humana. De raízes indígenas, compartilhadas com o movimento negro, por meio da luta das mulheres negras, o Bem Viver nos ensina que as transformações estruturais que precisamos fazer em nossa sociedade devem ter como base a defesa da vida dos povos e dos territórios, dos seres humanos e da natureza, pois só existimos pelo que somos em coletivo. Também nos ensina que a superação desse sistema de exploração e dessa política de morte passa pelo respeito aos ensinamentos de nossos ancestrais e pelo fortalecimento dos projetos coletivos que construímos.
É preciso mudar o modelo econômico que acirra a desigualdade econômica e social, provocada pelo capitalismo imperialista que domina o nosso país, e que suga nossas riquezas, minérios, petróleo e insumos diversos. Precisamos de um novo sistema tributário, que reduza os impostos sobre o trabalho e a produção e aumente a tributação sobre as rendas e riquezas dos 10% mais ricos, especialmente sobre o lucro decorrente das atividades que destroem o meio ambiente. Para tanto, precisamos defender o patrimônio público, inclusive a Petrobras, Eletrobras, bancos públicos e demais empresas públicas estratégicas.
O que é público precisa ser defendido e o que é coletivo deve ser fortalecido. O acesso à educação pública e emancipadora, o direito à saúde pública, gratuita e universal, com o sistema único de saúde (SUS) e a rede de proteção e assistência social, com o sistema único de assistência social (SUAS), são conquistas de lutas coletivas. Acreditamos nos valores comunitários, na solidariedade, na prática da vivência econômica cooperativa, no combate ao racismo ambiental e na diversidade como nossa principal riqueza, que deve ser respeitada e valorizada.
Seguindo os ventos de vitórias progressistas na América Latina, acreditamos que o Brasil pode ser feliz de novo e, inclusive, contribuir para uma ordem multilateral na qual a cooperação internacional possa florescer, voltando a implementar uma política externa altiva e ativa, fortalecendo os laços com nossos irmãos africanos e latino-americanos e respeitando a soberania dos povos. Para isso, é fundamental priorizar a vida da população e a defesa da natureza. Tirar o projeto genocida do poder é urgente. Eleger Lula presidente e Haddad governador significa mudar os rumos do Brasil e de São Paulo na direção da democracia, da igualdade, da justiça social e ambiental.
Se a garantia das eleições será tarefa difícil, ainda mais difícil será implementar, no governo, um programa que esteja à altura dos nossos sonhos e desafios. A organização social dos movimentos populares é fundamental para combater a violência política e para garantir as eleições e o processo democrático. Para que esse projeto seja possível, mais do que uma frente ampla democrática, será necessária uma bancada forte e comprometida no parlamento.
Precisamos de deputadas e deputados comprometidos com a defesa dos direitos, com a vida da população, em especial da juventude e das mulheres, com a revogação das reformas e com a defesa da democracia na Câmara dos Deputados. Só com uma bancada fortalecida e com a sociedade organizada nos territórios através dos movimentos e dos comitês populares de luta que o presidente Lula terá condições de implementar as políticas que o país precisa.
Queremos Tamires Sampaio representante desse projeto coletivo no Congresso Nacional!
Advogada, jovem e mulher negra, moradora do bairro de Guaianases em São Paulo, Tamires se formou em Direito pelo ProUni no Mackenzie, onde também fez mestrado com bolsa da Capes. Ainda na faculdade, foi eleita a primeira presidenta negra do Centro Acadêmico João Mendes Jr. Foi vice-presidenta da UNE e representante estudantil na Comissão Nacional do ProUni e em encontros internacionais em diversos países. Como teve sua vida transformada pelas políticas públicas de acesso à educação, tem compromisso com a defesa da educação, em especial para garantir oportunidades para a juventude da periferia.
Militante do movimento negro pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e coordenadora da Frente Nacional Antirracista (FNA), Tamires é pesquisadora sobre segurança pública e genocídio da população negra no Brasil, além de autora do livro Código Oculto: Política criminal, processo de racialização e obstáculos à cidadania da população negra no Brasil. Por isso entende que o combate ao racismo estrutural é central e que a construção de todas as políticas devem ter como base a interseccionalidade de gênero, raça e classe para a construção de uma sociedade igualitária e democrática.
No último ano, colocou seu conhecimento a serviço da população: foi secretária adjunta de segurança cidadã de Diadema-SP. Coordenou o programa Patrulha Maria da Penha, que se tornou uma verdadeira rede de proteção para as mulheres em situação de violência na cidade, além de ter lecionado a disciplina de racismo estrutural para todo o efetivo da GCM na cidade. Por isso tem experiência e compromisso com a implementação de uma política de segurança democrática, cidadã, preventiva e antirracista.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores e militante do coletivo Bem Viver SP, Tamires é Diretora do Instituto Lula, antigo Instituto Cidadania, berço de muitas das políticas que mudaram a vida dela e de milhões de brasileiros durante os governos do PT, como o Fome Zero, o projeto Moradia, Segurança Pública e o Projeto Juventude. Por isso entende a importância da defesa das políticas públicas para transformar a vida das pessoas.
Sua trajetória é exemplo da potência das políticas públicas dos governos petistas e essa pré-candidatura a Deputada Federal é fruto do sonho, partilhado pela juventude e por mulheres negras e racializadas, de uma vida mais digna e de um futuro com mais oportunidades. Muito mais que objetos de políticas públicas, queremos ser sujeitos ativos na transformação da nossa sociedade e no combate ao fascismo e ao neonazismo. Seja como lideranças dos movimentos de base ou na execução, articulação e elaboração das políticas públicas em nosso país. Para que a juventude brasileira volte a ter oportunidades no presente e possa, coletivamente, construir um futuro melhor para a classe trabalhadora.
Nossa pré-candidatura tem por base a participação popular e social e a construção coletiva de propostas – características dos movimentos populares e sociais de que fazemos parte e do modo petista de governar e de atuar no parlamento. Convidamos você, desde já, a participar deste projeto.
Vamos juntas por um Brasil antirracista e pelo Bem Viver!
Assinam o manifesto:
Luiz Inácio Lula da Silva
Fernando Haddad
Abraão Gonçalves da Silva
Acacio Almeida
Acerola na voz
Ademir Mota
Adriana Lais Benedetti
Adriano Aparecido Soares
Adriano de Oliveira Silva dos Santos (Dree)
Agatha Martins
Ailton Carlos Santos
Ailton Fernandes
Airton Renô
Alan Cunha
Alan Ferreira
Alberto Rodrigues
Aldimar Assis
Ale Santos
Alessandra Cristina Amaral Bezerra
Alessandro Soares
Alex Minduin
Alexandre Borges
Alexandre Gilsogamo
Alexia Cândido
Aline Bispo Malta de Moraes
Aline Crocco
Alisson Eduardo Alves Barros
Almir Mizito
Aloizio Mercadante
Altair Bezerra
Alva Helena de Almeida
Alyne Azuma
Amanda Agni de Oliveira Leite Pereira
Amanda Izaguirre Villaça
Amauri Krizizanowski Júnior
Ana Amélia Mascarenhas
Ana Carolina de Oliveira
Ana Carolina de Oliveira Souza
Ana Carolina Milke Reginaldo de Moraes
Ana Eliza dos Reis Pinheiro
Ana Gabriela Sa de Mello Doin
Ana Maria Calixto
Ana Paula Prado Godoi
Ancelena da Conceição Nazario
Anderson Moraes
André Luis Pereira dos Santos
Andre Santos da Silva (Vovô Braiam)
Andrea Barletta
Angelo Canuto
Anielle Franco
Anne Moura
Anselmo Venâncio Silva
Antônia Joyce Venâncio
Antonio Alonso
Antonio dos Santos
Antônio Soares Fonseca
Aparecida Maria Leonardo Sonvesso
Ariane Fernanda dos Santos
Arnaldo Tifu
Arsenal Sonoro a Firma
Arthur Mello
B.boy Jequinha
Beatriz Alvares
Beatriz Alves Santana Marinho Brito
Beatriz de Santana Prates
Beatriz Montani Silva Rocha Lima
Beatriz Sakuma Narita
Benedita da Silva
Benedito Domingos Mariano
Benedito Renalde de Oliveira “Neto”
Bernardo Araújo
Bianca Cristina Bozi
Bigu Responsa
Brenno Almeida
Bruna Angotti
Bruna Sanches Guimarães Carlos
Bruna Vasconcelos de Oliveira
Bruno Nascimento Santos
Bruna Rosa
Bruno Ramos
Caíque Borges da Silva
Calinka Lacort Lassão
Camila Aparecida de Souza
Camila Sanches Guimarães Carlos
Carina Batista da Silva
Carla Baranzini Egydio
Carla Zulu
Carlos Alberto de Oliveira
Carlos Alberto Ferreira
Carlos Antonio de Souza
Carlos Filho
Carlos Gabas
Caru de Paula
Cássia Gonçalves de Jesus
Cássia Goreti da Silva
Catarina de Deus Rodrigues
Celma Dias
Celso Amorim
Celso Marcondes
Celso Martins Fontana
Cheila Olalla
Chico Bicudo
China
Cibele Vieira
Cidão
Clara Ant
Clara Leme Guimarães
Claudia Luna
Claudia Nakamoto
Claudia Rezende
Claudia S Hamasaki
Claudia Troiano
Claudinho Silva
Claranda da Silva Barreto
Cleber Santos Vieira
Cleiton Rubieri Batista de Souza
Cleonildes Mascarenhas Alves
Cleuza Sueli da Silva Moisés
Clio Maas
Clóvis Girardi
Coletivo Bem Viver
Coletivo Close Certo
Coletivo Feminista de Ubatuba
Coletivo Plantadeiras de Semente Boa
Coletivo Riso
Coruja BC1
Cristiano Freitas Cardoso
Cristina Maria Marques Santos
Daiane de Jesus Spirandeli Souza
Daiane Marfin
Dainna Pera
Daniele Martini
Danilo Morais
Davi do Carmo Ferreira Silva
Dayane Cristina Silva
Debora Pereira
Débora Rodrigues
Deia Zulu
Deisy Dias
Denise Santos
Dheison Renan
Diana Almeida
Dj Montanha
Donizete Fernandes
Douglas Gomes Sampaio
Douglas Martins
Douglas Pracuccio dos Santos
Dr. Pedro Octavio Almeida Pires de Mello Doin
Dri Delorenzo
Ednaldo Gonçalves Santana
Edson Luís Machado
Eduardo Drin
Eduardo Suplicy
Edvaldo Mendes
Elaine Aparecida Costa
Eleonora Menicucci
Elisa Pereira
Elisa Teixeira
Émerson Alcalde
Emidio de Souza
Emiliana Ribeiro
Érica Dantas
Erik Bouzan
Erika Brasil Figueiredo
Eryx Pereira
Estela Malheiro Bueno de Camargo
Ester Dias dos Santos
Esther Bermeguy
Evelim Fidelis Morato
Fabio Gaspar
Fábio Juno da Silva Santos
Fábio Tibiriçá Bon
Federico Marcelo Ruiz
Fernando Polacchini de Oliveira Ferreira
Fernando Puga
Fernando Valverde
Filosofia de Rua
Flávia Luane Carvalho Campanello
Flávia Maria Lustosa Ribeiro
Flavio Bittar
Flávio Jorge Rodrigues da Silva
Flavio Leão Bastos
Flávio Renegado
Florentino Jr
Francisca Maria Santos Ferreira
Francisco José Pires
Franklin Valverde
Frederico Assis
Gabriel Azevedo Borges
Gabriel Ferreira Silva
Gabriel Motta Mello Verli
Gabriel Onofre dos Santos
Gabriel Verli
Gabriela Araujo
Gabriela Leão de Sousa
Gabriela Macedo Pereira de Souza
Gabriela Nery Rossi Leão
Geni Xavier da Silva
Gerson Florindo de Souza
Gilberto mendes de Almeida
Gilberto Prado
Gilson (Negao) Vitório
Gisele Federicce
Gleisi Hoffmann
Graça Mello
Grayci Kelly Aparecida dos Santos
Greice Escarlate Santos Sebastiào
Guilherme Melo
Guilherme Pracuccio dos Santos
Gustavo Drent
Gustavo Morais
Heitor Loureiro
Helenita Garcia Silva Botelho
Henrique Bueno
Henrique Cunha
Henrique Mattos da Silva
Heres Emerich Pires
Hian Wagner Gonçalves Gabriel
Hilton Acioli
Hugo Albuquerque
Hugo Leonardo da Silva
Iá Victal
Iacy Correia
Iara Bento
Iara Marcelino
Ieda Daiane da Silva
Ieda Hills
Ieda Leal
Igor Jose Pinto Alvarenga
Ilê Dandakytala
Inacio Gomes da Silva
Ingrid Soares
Irani Souza
Iris Dantas Santana
Isabel Costa Pires
Isabel Frontana
Isabela de Oliveira Conceição
Isabela Rezende dos Santos Marcondes
Isabella Ferreira
Itamar Fortes
Ivana Jinkings
Ivone Ferreira da Silva
Ivone Silva
James Hermínio Porto da Silva
Jamyle Hassan Rkain
Janaina Oliveira
Jane da Silva Nunan
Janete Pietá
Jaqueline Sanches Guimarães Carlos
Jean Tible
Jeferson Rodrigo de Souza
Jeniffer Brunna Santos de Oliveira
Jessy Dayane
Jhonny Vidal
Jhosefer Henrique Alves
Jo Miyagui
João Alberto de Oliveira “Marrom”
Joao Alberto Venâncio
João Brant
Joao Doin
João Guilherme
João Paulo Cunha
João Paulo de Caria
João Paulo Rodrigues
João Victor Tavares Gallil
João Vitor Leite Rodrigues
João Vitor Queiroz
Joel Luiz Costa
Jonas Del Nobile Domingues
Jonathan Garcia da Silva Oliveira
Josa Queiroz
José Adão de Oliveira
José Crispiniano
José de Abreu
José de Filippi
José Francisco Siqueira Neto
José Thadeu Almeida
Josélia da Silva Sanches Caetano
Jota Marques
Joventina Lúcia Venâncio
Joyciele Souza Pacheco da Silva
Julia Drummond
Julia Salvino Pinheiro
Jusiel de Souza Pacheco da Silva
Juvandia Moreira Leite
Kadu D’Paula
Kaique Barbarito
Kaique Kaoan Pereira Silva
Karin Bayerlein
Karoane Oliveira Silva
Kathleen Martins
Kenarik Boujikian
Kiusam de Oliveira
Kota Manzalê
Laercio Ribeiro
Larissa D’Alkimin
Larissa Vilela
Laryssa Sampaio Praciano
Lauany Michele Pires Meira
Laudemir Garcia Botelho
Laura Aith Balthazar
Laura Barrio
Laura Moraes
Leandro Pereira
Leandro Rosário
Leandro Santos – Mussum Alive
Leandro Soares
Leonora de Farias Souza
Leontter Reche
Leticia Barbosa
Leticia de Oliveira Abril
Letícia Figueiredo Sampaio
Levi Kaique Ferreira
Levy Wilson Roberto
Lidia Moura Batista
Lincoln Souza de Andrade
Lorena Garcia Silva Botelho
Lowrena Iara de Sousa
Luan Felipe Goulart
Luana Mara de Oliveira Faciroli
Luca Mota Leal – Gnomo
Lucas Assis
Lucas Silvério Madureira
Lucelia Valentina Gonçalves Campanhã
Lucia Makena
Luciano Barbosa
Luciano Lub
Luciene Campos Ferreira
Lucimar Rodrigues
Lucineide Carvalho Silva
Luiz Claudio Marcolino
Luiz Eduardo Greenhalgh (LEG)
Luiz Felipe de Alencastro
Luiz Marinho
Luiz Soares Dulci
Luíza Carvalho Matsuo
Luiza Dulci
Luiza Machado
Luiza Morales
Luzia da Silva Sanches
Maia Aguilera
Maira Machado Frota Pinheiro
Mameto Mona Sambae
Mara Lúcia da Silva Ribeiro
Maraisa Rosa
Marcela Silveira Tulli
Marcelo Morais
Marcelo Neves
Marcelo Rezende Fernandes
Marcia Almeida
Marcia Antonieta Farro
Marcia Lia
Marcia Lopes
Marcio Pochmmann
Marco Aurélio de Carvalho
Marcos Cesar Israel Filho
Marcos Manoel dos Santos
Marcos Rodrigues Coutinho
Marcos Terencio
Margarete Pedroso
Maria Ângela Simão dos Santos
Maria Aparecida de Lima
Maria Cristina Izaguirre Villaça
Maria Cristina Venâncio
Maria da Conceição dos Santos França
Maria da Natividade Pereira Lima
Maria de Lourdes Eleutério
Maria do Carmo Guido
Maria Gabriela Pires de Mello Doin Notari
Maria Inês da Silva Higuchi
Maria Lúcia Rosa Gouveia
Maria Luiza Villela Corullon
Maria Marighella
Maria Selma de Moraes Rocha
Maria Victoria Silvia Figueredo
Mariana Ferreira Eloi Onofre
Maricy Valleta
Mariko Tetsuya
Mariluce Moura
Marina Vinard Silva
Marlene da Silva
Marta Araujo
Martvs das Chagas
Mateus Moro
Mateus Nogueira de Barros
Mathias Alencastro
Matilde Ribeiro
Mauricio Luperi
Mauro Lopes
Mayra Meilsmidth Chacon
Mc Avera
Mc FH KING
Meire Silva de Carvalho
Melissa Cambuhy
Michele Cristina Machado de Aguiar
Michella Ariete Vitorino Dias
Mirella Martins Almeida
Miriam Algarra
Moises Selerges
Morfy Bomani
Nadia Garcia
Natanael Oliveira da Cruz
Nathalia Oliveira
Nelma Teles da Silva Martins
Nelson Lopes
Ney Strozake
Nicolas Carvalho de Toledo
Nilma Lino Gomes
Olga Kalil
Oswaldo Lino Júnior
Pablo Teixeira de Barros
Pai Ogã Fabricio
Paolla Miguel
Patrick Figueiredo Antunes Pereira
Paula Almeida de Pires Cei
Paula Bezerra Gonçalves Macedo
Paula Costa kolikauskas
Paula de Almeida Pires Cei
Paula Raia Peixoto
Paulo André
Paulo Fiorilo
Paulo Henrique Vieira da Silva
Paulo Leonardo Martins
Paulo Moreira Leite
Paulo Okamotto
Paulo Vannuchi
Pedro Alcantara
Pedro Granato
Pedro Henrique
Pedro Nascimento Mota
Pedro Paulo da Silva Brito
Pedro Rossi
Pedro Santos da Silva
Pedro Serrano
Pedro Varolo Vicente
Pierpaollo Bottini
Power Break Franca/SP
Prof Wagner Romão
Professora Enid Almeida Pires de Mello Doin
Professora Gabriela Teles
Professora Marly Vilhena
Rafael Cortez
Rafael Farah
Rafael Marques
Rafael Pinto
Raimundo Suzart
Raphaella Reis de Oliveira
Raul Araújo
Rebeca Antonio de Santana Juvenal
Reinaldo Santana dos Santos
Renata Gonçalves Carvalho
Renata Marques (Renatinha)
Renata Prado de Almeida
Renato Gonçalves Marcelino – DJ Lelee
Renato Moreni
Renato Rovai
Rennan Leta
Resenha do Cardoso
Ricardo Berzoini
Ricardo Cesar Casimiro
Ricardo Cesar Rezende
Roberta Martinelli
Roberto Gomes Fernandes
Roberto Guimarães Carlos
Roberto Holanda de Oliveira
Roberto Martins
Robson Luart – Grafitte
Rodrigo Dantas Valverde
Rodrigo Funchal
Rodrigo Sean
Rodrigo Siqueira
Rogério dos Anjos
Rogério Matuck
Rogerio Zé
Romulo César Fernandes
Rosa Guadalupe Soares Udaeta
Rosa Hercules
Rosa Silva
Rosair Severino de Souza
Rosalina da Conceição
Rosangela Dantas de Oliveira
Rosangela Dias Olveira da Paz
Rosemary Gomes Sampaio
Rosenilda Bezerra Lopes Nascimento
Rossana Lana
Rui Grilo
Salmo Pereira Chagas
Samoury Mugabe
Sandra Gabriella da Silva
Saul de Carvalho Isaías
Selma Soares
Sérgio Reis Alves
Sérgio Villaça
Shyenne Cristina Marinho Ferreira
Sidnei Dalmo Rodrigues
Silvia Nogueira
Silvia Pimentel
Silvina Caetano de Oliveira
Silvio de Almeida
Simão Pedro
Simone Gilsogamo
Sofia Jardim
Solange Teles
Sônia Cristina Guirado Cardoso
Sonia Doin
Sônia Maria Nolasco
Soraia Alexandra Zanzine
Stella Bruna Santo
Susana Mesquita Barbosa
Tâmara Liz Giroto da Rocha
Tata Amaral
Tata Kamuanga
Tata Nkiski Kylonderu
Tatiana Aquino
Tatiana de Oliveira Cruz Barbosa
Tatiane Cristina da Conceição Nazario
Telma de Souza
Teonilio Barba
Teresa Leitão
Thainara Faria
Thais Cristina Bezerra
Thais de Almeida
Thais Gonçalves Portela
Thatiane Nicácio de Araújo
Thiago Eloi Onofre
Thiago Maia
Tiago Batista da Costa
Tiago Mesquita
Tiago Soares
Tico Santa Cruz
Túlio Augusto Tayano Afonso
Ursula Peres
Valdete Andrade dos Santos
Valéria Aparecida Evangelista de Moraes
Valéria Lopes Rebelo
Valter Passarinho
Vania Omena
Victor Grampa
Vilma Maria dos Santos
Vinicius Morais Luiz
Vitalina de Garcia
Vivian Sampaio Gonçalves
Viviane Isabela Oliveira
Wagner Paz Machado
Wagner Suita
Waleska Miguel Batista
Walfrido Warde
Wanderson Luis de Paula Elisiário
Wanusa Rodrigues da Silva
Willian André
Willy Anderson Guimaraes dos Santos
Wilson Machado Júnior
Xico Sá
Yalorixá Adriana de Nanã
Yanet Aguilera
Yara Miguel Dantas